sábado, 11 de dezembro de 2010

Sinopse: "Brasilino, o viajante"


Começa mais uma viagem pitoresca aos confins da imaginação! Na velocidade da internet, nos cabos de fibra ótica, que vêem através do real, o viajante Brasilino estica seus olhos e vislumbra o futuro. Levado pela máquina do sonho, nosso herói é conduzido a um tempo distante; lançado no incrível devaneio do carnaval.
Como que num delírio de ficção , a nave decola, fazendo girar o relógio do tempo para frente! Guiado pela geringonça maravilhosa, o brasileiro Brasilino viaja até o  futuro de seu país! A brincadeira fantasiada de Momo revela um novo país! Tempo em que as mazelas sociais foram extintas e se fez cumprir a profecia de Pero Vaz de Caminha na certidão de nascimento do Brasil: tudo que foi plantado gerou fruto e flor!
Brasilino desembarca numa nação poderosa, mas igualitária e fraterna. O gigante havia finalmente despertado para suas potencialidades. As riquezas haviam sido distribuídas com o povo, que andava de mãos dadas com seus representantes. É o  paraíso da igualdade, sem preconceitos; terra da liberdade de credo, de opinião, de ir e vir, do direito respeitado. “ Conseguimos conquistar com braço forte”. É o paraíso da democracia, onde os sistemas públicos são motivo de   orgulho. Não há mais miséria nem pobreza: o Brasil ensina ao mundo como viver melhor! “ O sol da liberdade em raios fúlgidos”, brilha nos céus da pátria a todo instante.
“Gigante pela própria natureza”, o petróleo jorra como leite; o minério brota da terra e distribui riqueza. O ouro e  prata se encontra em toda esquina. “Do que a terra, mais garrida”. O campo é campeão mundial de grãos e alimenta o mundo inteiro de sonhos e esperança! O Brasil fez do solo um delírio tropical! “Teus risonhos lindos campos tem mais flores; nossos bosques  tem mais vida; nossa vida em teu seio mais amores”
Brasilino vê um colosso de tecnologia! Exportamos cientistas! Desenvolvemos tecnologia limpa para o mundo! O progresso caminhou e as escolas dão aula de cidadania e criam um legado para as futuras gerações de orgulho e conhecimento sobre seu país e respeito pelo próximo. É o fim do analfabetismo.
Os  hospitais não tem mais filas: a saúde é tratada com respeito e dedicação. O jaleco branco do doutor é a imagem da obstinação. O médico tem seu trabalho valorizado e dignificado.
“Ó pátria amada!  Idolatrada! Salve! Salve!”
Cada brasileiro tem sua casa própria e chovem empregos! A carteira de trabalho assinada é lugar comum! É um país justo, sem presídios, por que não há mais motivo para que eles existam.“Paz no futuro e glória no passado’.
Brasilino se encanta ao ver os rumos de sua pátria amada. Agora sim, “mãe gentil’! “Berço esplêndido”, “fulguras, ó Brasil, florão da América”.  “E o futuro espelha essa grandeza!”
“O lábaro que ostentas estrelado”. Brasilino mira seus olhos para o céu e vê uma gente feliz e orgulhosa de sua força e sabedoria, mas também cordial e valente. O esporte é campeão! “A imagem do cruzeiro resplandece!”
Ao fim de sua viagem Brasilino vê o Brasil da ecologia; mananciais preservados. O leito dos rios cheios de vida e renovação. Paraíso da biodiversidade, rico e respeitado. A Amazônia, nossa e preservada do mesmo jeito que Deus criou. Nosso herói se encanta com a certeza de que o pulmão do mundo respira em paz, livre da ganância do homem, que ficou no passado. “Terra  adorada! Entre outras mil, és tu, Brasil, ó pátria amada.”
No sonho delirante de Momo, Brasilino viaja pelo sonho de ver uma nação feliz, merecedora de seus tesouros, justa e ordeira; digna e dignificante; preservada e de vanguarda. E por que não sonhar com um país assim? Está em nossas mãos fazer acontecer o Brasil dos sonhos de todos os brasileiros.
Jorge Luiz Silveira

REGRAS DAS ELIMINATÓRIAS
1º.      Não há limites de samba por pessoa, cada compositor pode apresentar quantos sambas quiser, solo ou em parceria.
2º.      A letra do samba deve ser enviada no corpo do e-mail ou em qualquer arquivo de texto, sempre incluindo o nome do (s) compositor (es).
3º.      O áudio deve ser enviado em qualquer arquivo de áudio, mas de preferência WMA ou MP3 para o e-mail. Não é obrigatório o acompanhamento musical, fica a critério do(s) compositor(es).
4º.      Deve ser enviado para o e-mail a LETRA e o AUDIO do samba, caso um dos dois não forem enviados até a data limite, o samba será desclassificado.
5º.      Os sambas só devem ser disponibilizados para download após a data final das inscrições de sambas. De acordo com a chegada dos sambas, a divulgação dos mesmos fica a cargo da Escola.
6º.      Após o envio, o (s) compositor (es) receberão um e-mail confirmando a inscrição do samba.
7º.      A escola tem o direito de optar por fazer fusão de dois ou mais sambas, ou até, modificar letra e melodia do samba vencedor para adaptação ao enredo e a erros na qual a escola considere importante.
8º.      O samba deve ser enviado para o e-mail: moc.imperiana@gmail.com até o dia 05/12/2010, podendo essa data ser adiada caso a escola julgue necessário.
9º.      Para mais informações e perguntas referentes ao enredo adicione no MSN: jorgeluizts@gmail.com.
10º.   Caso o compositor queira mostrar a letra para revisão ou tirar alguma duvida quanto ao concurso, basta adicionar no msn: nikgato_01@hotmail.com / ou waltergcoelho@hotmail.com.

CONSIDERAÇÕES COM O SAMBA
Tentar explorar a brasilidade do enredo, e introduzir versos do hino nacional de forma inteligente. A escola procura um samba que seja alegre e de qualidade melódica e poética.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário