sábado, 11 de dezembro de 2010

Recordar é Viver: Carnaval de 2009 (Virtuafolia)

 




"BRASIL, GIGANTE DE RIQUEZAS MIL"
SINOPSE
Nosso enredo será dividido em setores, os mesmos em temas para melhor entendimento de nosso carnaval.

1º Setor: Paraíso Tropical

2º Setor: Riquezas Minerais

3º Setor: Riquezas Naturais

 

Introdução:

Com muita irreverência contaremos a historia da cobiça em terras brasileira. Índios, filhos da terra povo guerreiro, divina sensibilidade do barro cria arte, e encanta o mundo inteiro das entranhas da mãe terra pau-brasil e seringueira a despontar
vieram os colonizadores, sem princípios ou pudores, para nos roubar. Navio negreiro, do forte negro chegou pra ficar, também é fruto, da África o café aqui se plantando tudo dá. Ouro, prata e pedras preciosas, nas coroas de reis e rainhas, com as dádivas de Minas Gerais aleijadinho, adornou igrejas magistrais. Um grito ecoa pelo ar, da Amazônia mulheres guerreira, o pulmão do mundo clama pela sua proteção. Tem Uirapuru, onça pintada e arara azul, entre rios e igarapés plantas que curam segredo dos pajés, pela jóia mais cobiçada tantas guerras são travadas, o petróleo é a perola negra na terra dos Carajás, monumentos de conquistas nacionais. Água fonte da vida desse tesouro eu quero desfruta. Reino das águas claras venha nos abençoar.

Justificativa do Enredo:

 

1º Setor: Paraíso tropical: Minha terra tem a benção tem belezas naturais, terra dos índios os primeiros donos desse paraíso tropical.Com a chegada dos europeus começou a exploração do nosso solo, os primeiros produtos a serem explorados foram:

Pau-Brasil: Também conhecido como “ouro verde” foi o produto que representou a maior fonte de riquezas no período colonial do Brasil. Esse ciclo encerrou-se, pois as arvores eram cortadas e não replantadas, e acabou por quase extingui-las.

Açúcar: O açúcar também foi um produto muito importante para o período colonial. Ela era fabricada principalmente nos engenhos da Bahia e de Pernambuco, e a base de tudo era o trabalho escravo. Os Holandeses financiavam, transportavam, refinavam e revendiam o açúcar do Brasil na Europa. Para manter essa ligação econômica, os holandeses ocuparam o nordeste brasileiro no século XVII.

Borracha: A borracha começou a ser explorada no século XX, onde havia uma grande produção de borracha na selva amazônica. Também conhecida como “ouro branco”, já que o liquido espesso, geralmente de cor leitosa, que escorre das seringueiras, mediante corte no tronco. E é uma indústria que o látex é transformado em borracha.

Café: No Inicio do século passado, este produto representava a maior parte de nossas exportações. Ele ainda continua sendo importante para o país, mais diminuiu bastante depois que outros países começaram a cultivá-lo, diminuindo assim a participação do Brasil na produção mundial.

 

2º Setor: Riquezas Minerais: A província mineral mais rica do mundo se divide entre o sul do Pará, Tocantins e Maranhão. Ali o projeto Carajás extrai minério de ferro, cobre estano, alumínio, manganês e níquel. O transporte de minérios são feitas através das vagonetas, montadas sobre carris e movida a tração humana ou animal, podem ser carregadas também por locomotivas, tratores ou maquinas fixas. Essas maquinas podem ser movida a vapor ou por motores de combustão, a passagem das vagonetas é feita pelas galerias inclinadas, ou pelos poços. As vagonetas carregadas são depois içadas por guindastes ou guinchos, utilizando o mesmo processo para voltarem oi interior da mina. As vagonetas são feitas de metal pesado e sua capacidade varia entre 900 kg a 9 toneladas.

Ouro: Riquezas para os senhores e conquistadores, o ouro que reluzia com a luz do dia despertando os primeiros sinais da cobiça. Algo tão valioso que brotava dos leito dos rios.

Prata: Também tínhamos a prata para completar o cenário da cobiça. Mais pouco sobrou, pois quando os colonizadores chegaram, escravizaram os donos da terra que quase sem terra sem riquezas e sem vida ficou.

Pedras Preciosas: Rica pela própria natureza, Cristalina é um dos maiores centros de produção de pedras preciosas, semi preciosas e cristais. Honrando o nome que tem, a imensa variedade de pedras tais como: ( Ametista, Safira, Esmeralda, Topázio Azul e turmalina) Os cristais são encontrados de diversos tamanhos formatos e cores. Depois são vendidos e encontrados nas coroas, colares e etc.

 

3º Setor: Riquezas Naturais:

Fauna: A fauna terrestre brasileira não se destaca nem pelo tamanho nem pela ferocidade, na área de floresta encontramos onças, macacos, a preguiça. Aves como: papagaios, araras e tucanos. Nas caatingas, cerrados e campos predominam o tamanduá, o tatu, o veado, o guará e muitas outras espécies de mamíferos. Nos rios e lagos da região amazônica habitam o peixe boi, o jacaré, o pirarucu, a lontra e a capivara. Algumas dessas espécies também são encontradas no pantanal.

Flora: Flora brasileira, o Brasil possui a maior biodiversidade vegetal do planeta, com mais de 55 mil espécies de plantas superiores e cerca de 10 mil de briófitas, fungos e algas, um total equivalente a quase 25% de todas as espécies de plantas existentes. A cada ano, cientistas adicionam dezenas de espécies novas a essa lista, incluindo árvores de mais de 20 metros de altura. Acredita-se que o número atual de plantas conhecidas represente apenas 60% a 80% das plantas realmente existentes no país. Essa diversidade é tão grande que em cerca de um hectare da floresta amazônica ou da Mata Atlântica encontram-se mais espécies de árvores (entre 200 e 300 espécies) que em todo o continente europeu.

Água: A água está em toda parte, nas nuvens, nos oceanos, nos rios, nos lagos, nos seres vivos e em muito mais. O Brasil é um dos países mais privilegiados no que diz respeito a quantidade de água doce da terra, ou seja, 12 % no total mundial.

Petróleo: Mais tarde descobrimos que possuíamos uma riqueza diferente. ”O ouro negro da economia”. Causador de guerras de batalhas globalizadas, mais viram os franceses e holandeses e daqui quase tudo levou.

 

Conclusão:

Quantas riquezas nas fontes dessa imensidão. A mocidade vem com um canto cheio de esperança para te decantar Brasil. O criador ao terminar sua jornada contemplou. Reuniu em um só lugar toda beleza que existia. Do ventre da mãe terra surge a beleza da criação, lindos campos verdes matas e a passarada em forma de canção.

Por esses motivos resolvemos apostar todas as forças para homenagear as riquezas do Brasil. Então convidamos a todos a viajar e sonhar com nossa estrela encantada e conhecer o que deixa o resto do mundo morrendo de “inveja”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário